PARÂMETROS PARA A FIXAÇÃO DO DANO MORAL: ENFOQUE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO BANCÁRIAS

Juliana Coelho dos Santos

Resumo


O objeto do trabalho trata de tema atual, levando em conta a importância da reflexão em torno dos parâmetros para a fixação do dano moral. O método do livre arbitramento concede aos juízes ampla liberdade na fixação do montante indenizatório por danos morais e, a previsibilidade do resultado dos processos judiciais, que está pautada no Princípio da Segurança Jurídica, permite que a Jurisprudência possa contornar a imprevisibilidade, uniformizando as decisões e consolidando entendimentos.O enfoque principal do nosso estudo será, sob a ótica da constitucionalização do direito do consumidor, investigar a possibilidade de reconhecer ou construir parâmetros para ampliar a racionalidade/ previsibilidade nas condenações por danos morais nas relações de consumo. Trataremos das relações de consumo junto às instituições financeiras. Cabe ressaltar que, nem toda atividade bancária pode ser enquadrada como relação de consumo, havendo relações puramente comerciais. Entretanto, o presente trabalho cuidará apenas das relações de consumo bancárias abrangidas pelo regime especial de defesa do consumidor, com o estudo de casos concretos voltados para: tempo de espera em fila de banco e fraude de terceiros, temas atuais e de notável relevância.Explicitada a importância do tema e o objeto a ser estudado, buscou-se na doutrina e na Jurisprudência a exposição e abordagem exclusivamente jurídica do assunto, colocando em relevo a possibilidade de haver um limite monetário ou tarifação dos valores indenizatórios, qual a maneira mais apropriada de fazê-lo e se isso pode funcionar como inibidor do ajuizamento de processos judiciais por parte dos consumidores lesados e melhora na efetividade do serviço prestado por parte das instituições financeiras.

 


Palavras-chave


Dano Moral. Parâmetros. Bancos. Tempo de Fila. Fraude de Terceiros.

Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, Carlos Alberto. Responsabilidade Civil: teoria e prática. Rio de Janeiro, 2005.

BONAVIDES, Paulo. Do Estado liberal ao Estado social. 6. ed. São Paulo, SP: Malheiros Editores, 1996

CAHALI, Yussef Said. Dano Moral. 4ª. Ed. São Paulo: RT, 2011.

GODOY, Cláudio Bueno de. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. In: SILVA, Regina Beatriz Tavares da (Coord.). Responsabilidade civil nas relações de consumo. São Paulo: Saraiva 2009, p. 143.

GOUVÊA, José Roberto Ferreira. A Quantificação dos Danos Morais pelo STJ. Disponível em “http://www.saraivajur.com.br”. Acesso em 20 nov. 2011.

GRINOVER, Ada Pellegrini e outros. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor – comentados pelos autores do anteprojeto. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

LEGALE FERREIRA, Siddharta. Standards: o que são e como criá-los? Revista dos Monitores da Universidade Federal Fluminense. Nº 8 – Maio de 2010.

MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4ª Ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo: meio ambiente, consumidor, patrimônio cultural, patrimônio público e outros interesses. 25ª Edição revista, ampliada e atualizada. Ed. Saraiva. São Paulo, 2009.

MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos à Pessoa Humana: uma leitura civil-constitucional dos danos morais. Rio de Janeiro, 2003.

NETTO, Fernando Gama de Miranda. ; DORE FERNANDES, Eric Baracho. Controle da publicidade de produtos derivados do tabaco. In: XX Encontro Nacional do CONPEDI, 2011, Belo Horizonte. Anais do XX Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. p. 1159-1188

PINTO, Helena Elias. Responsabilidade civil do Estado por omissão na jurisprudência do STF. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

SANTANA, Héctor Valverde Santana. Dano Moral no Direito do Consumidor. Apresentação Claudia Lima Marques. 2ª tiragem. São Paulo: RT, 2009.

SANTOS, Antonio Jeová. Dano Moral Indenizável. 4. Ed. São Paulo: RT, 2003.

SCHREIBER, Anderson. Novos paradigmas da responsabilidade civil. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2007.

SIMÃO, José Fernando. Fundamentos da responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor. In: SILVA, Regina Beatriz Tavares da (Coord.). Responsabilidade civil nas relações de consumo. São Paulo: Saraiva 2009, p. 118.

SLAIBI FILHO, Nagib. Direito Constitucional. Rio de Janeiro. Ed. Forense, 2009.

STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil. 6. Ed. São Paulo: RT, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.