n. 5 (2009)

A Revista de Direito dos Monitores da UFF chega a mais uma edição temática, a segunda de sua história. O tema ―A Jurisprudencialização do Direito: A jurisprudência passou academicamente de coadjuvante à protagonista?‖, dessa vez, ao contrário do ano passado, foi o mesmo do ―I Concurso de Monografia da RDM-UFF‖. Foram premiados, após uma criteriosa correção de uma banca composta por professores da Casa e membros do Conselho Editorial, os primeiros colocados em cada um dos temas específicos: A Jurisprudencialização do Direito Público, Processual e Privado. Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores receberam também a publicação na seção destinada aos artigos desta edição. O resultado do disputado concurso, que contou com a participação de estudantes da Casa e fora dela, inclusive de outros cursos e Estados, ocorreu no I Ciclo de palestras organizado pela Revista.
Durante os dois dias do I Ciclo de Palestras, diversos juristas ministraram palestras em quatro blocos. O painel de teoria ficou a cargo da Procuradora Patrícia Perrone que falou sobre os precedentes e do Professor Gustavo Sampaio. Já o Direito Público presenciou a palestra dos professores Ricardo Lobo Torres e Alexandre Veronese, cujo tema principal foi a ―Jurisprudencialização do Mínimo Existencial‖. O painel de Direito Privado, por sua vez, foi dedicado à jurisprudencialização do direito de família com as professoras Fernanda Pimentel e Fabiana Ramos. Por fim, o painel de Direito Processual Constitucional contou com os professores Daniel Sarmento e Guilherme Peña. Além das palestras, os alunos assistiram intensos debates de alta qualidade entre os palestrantes e participaram de forma ativa através de perguntas, considerações e algumas provocações. Mais do que isso, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFF, consolidou-se institucionalmente a Revista de Direito dos Monitores da UFF, que adquiriu maior visibilidade intra e ―extramuros‖.
Com o término desse evento, a sensação e a certeza é de dever cumprido. Além da publicação da 5º edição desse periódico, torna-se mais evidente que o papel da Revista transborda a mera reprodução do conhecimento consolidado. Palestras, debates e fichas de avaliação dos artigos que foram essenciais para formação dos acadêmicos fluminenses, destacadamente também do aprimoramento da versão final dos textos que, uma vez premiados, e antes de serem publicado pelos vencedores, receberam intensa crítica e sugestões. A construção horizontal e compartilhada do saber, materializada em cada passo dos membros da revista, em cada troca de experiência entre os autores dos textos, os membros, os colaboradores e os professores.
É claro que nada disso seria possível sem o esforço conjunto de diversas pessoas e instituições que apoiaram esse evento. Seguem nossos sinceros agradecimentos aos que tornaram isso possível. Inicialmente, ao Professor Ronaldo Lobão por engajado o Departamento de Direito Público a patrocinar o primeiro I Concurso de Monografias. Ao Prof. Plastina, Chefe do Departamento de Direito Privado e ao Diretor da Faculdade, Prof. Edson Alvisi, por terem proposto junto ao Departamento de Direito Privado o reforço do patrocínio.
Não podemos deixar de agradecer também ao apoio das editoras Lumen Juris, LTr, Renovar, Espaço Jurídico e EdUFF, que prestigiaram o evento com a doação de livros para a Biblioteca da Faculdade de Direito e para a premiação do I Concurso de Monografia. O esforço a Revista em buscar tal apoio das editoras foi uma maneira de retribuir o patrocínio dos Departamentos. Na medida em que foi investido a quantia de dois mil reais para patrocinar o concurso, procuramos retribuir à Faculdade não apenas com os elevados ganhos culturais com o evento, mas também com mais de 40 livros da referida doação, estimando, em termos financeiros, o valor de quase quatro mil reais. Gostaríamos de agradecer, por isso, especialmente, ao membro Rodolpho Bacchi pelo empenho com que se dedicou à obtenção dos apoios junto às editoras.
Agradecemos igualmente aos professores que se disponibilizaram a corrigir e preencher as fichas de avaliação dos concorrentes ao concurso de monografia – Marcus Fabiano, Fernando Gama e Maria Tereza – assim como aos membros que do Conselho Editorial que fizeram o mesmo – Siddharta Legale, Andreia Ziotto e Eric Fernandes.
A preocupação, desde meados de 2007, quando começamos a elaborar o projeto da Revista, tendo como membros somente Siddharta, Andreia e Adriano, contando logo em seguida com o ingresso de Rodolpho e Suiá, sempre foi a de projetar esse periódico no tempo. Como bem disse o Prof. Gustavo Sampaio, no momento fundacional, "o pior periódico é aquele que termina na 1ª ou 2ª edição". Hoje, mesmo com a proximidade da formatura dos membros fundadores, temos a certeza de que esse velho espectro se esvaiu de vez e por completo. Nesse momento em que as portas da vida universitária se fecham e novas se abrem para os membros mais antigos, resta à convicção de que podemos nos afastar do Conselho Editorial com a certeza de que a Revista está em novas e boas mãos: Eric, Mário, Marcus, Allan e Sérgio.
Com os novos membros que ingressaram por meio do I Processo Seletivo – exigente e imparcial – e através dos ânimos renovados dessa nova geração que passou a compor a revista, dificilmente o evento e a Revista teriam crescido e adquirido ainda maior projeção. Com a brilhante apresentação de Eric Fernandes, por exemplo, foi obtido o 3º lugar no Prêmio Josué de Castro, como projeto de extensão, numa competição acirrada cujo vencedor foi o projeto o Centro de Assistência Judiciária da UFF (CAJUFF). Com a dedicação de Allan Sinclair e Marcus Vinícius, foram planejados os mínimos detalhes referentes à divulgação e organização desse evento. Com a colaboração do Sergio Maia, foi possível trazer a figura do Professor Ricardo Lobo Torres, ex-aluno da Faculdade de Direito da UFF. Nos bastidores, sabe-se o quanto as ponderadas intervenções do Mario Henrique foram importantes para manter a Revista no rumo certo.
Entre o trabalho de sombra dos bastidores e a aparição na luz das palestras e das publicações, só quem compõe seu Conselho Editorial sabe verdadeiramente o quanto nossos esforços têm sido exigidos e nossas habilidades, testadas dia a dia.
Organizada, aberta, exigente e comprometida com o desenvolvimento acadêmico da Faculdade, assim continua sendo a atuação dos antigos e daqueles que se juntam a tarefa de preservar a existência Revista de Direito dos Monitores da primeira revista acadêmica, até onde se sabe, coordenada por alunos e para alunos de graduação em terras fluminenses. Sacrifícios pessoais e dedicação coletiva é a matéria-prima que torna a RDM-UFF séria, digna de respeito e admiração.
CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA DE DIREITO DOS MONITORES DA UFF

Sumário

Seção de Direito Privado

Ana Cristina Miguel Aquino
PDF

Seção de Direito Processual

Samia Mounzer
PDF

Seção de Direito Público

Caio Leal
PDF

Seção de Pesquisas, Resenhas e Demais Atividades Acadêmicas

Olívia Abrunhosa
PDF
Siddharta Legale Ferreira, Eric Baracho Dore Fernandes
PDF